21.9.12

"A Tecnologia do Abraço", no Dia do Folclore Brasileiro

O mês de agosto foi marcado por diversas comemorações e apresentações. Entre elas esta, que merece destaque, pela desenvoltura do aluno Lucas Cardoso, do 4º Ano "B", da turma matutina da Profª Regina; ele foi uma Revelação em sala de aula. O texto  "A Tecnologia do Abraço" (autor desconhecido). já bastante divulgado, ganhou uma roupagem típica não tão mineirinha, porém de verdadeiro "matuto". Pena que a apresentação no Dia do Folclore Brasileiro não tenha sido filmada, pois ELE foi, realmente, DEMAIS! Ainda bem que a colega Luana gravou um dos poucos ensaios (com autorização prévia da professora e permissão do próprio Lucas) em sala de aula.

Vale a pena apreciar este vídeo até o final e ouvir com atenção as palavras do "nosso matuto".

Parabéns, Lucas! Você foi show!



Agradecimentos da Professora Regina à Luana: "Valeu, querida!  Se não fosse você..."

20.9.12

Sorteio Jogos Águas de Joinville

Pela participação no Teatro Águas de Joinville, os alunos do 4º ano C, da professora Regina receberam um kit de jogos pedagógicos. Parabéns queridos alunos!!!











Conhecendo o mundo através das Olimpíadas

Projeto: Conhecendo o mundo através das Olimpíadas
Disciplinas: Geografia (Profª: Silvane) e Inglês (Profª: Rita)
Público alvo: 9º anos A, B, C e D
Período: Segunda quinzena de agosto
Apresentações: 19 de setembro

Justificativa: O mundo vive o momento da globalização, com notícias e fatos que chegam cada vez mais rápido às mídias. No entanto, sabe-se que os alunos nem sempre conseguem identificar corretamente os lugares de onde partiram esses acontecimentos, tornando interessante um estudo sobre os continentes e seus países.
           Aproveitando o momento dos Jogos Olímpicos, em que participam países de todos os continentes, iniciar-se -á o estudo e os trabalhos deste projeto.

































17.9.12

Semana da Pátria: Desfile Padre Valente

A Semana da Pátria de Joinville contou  com dez desfiles em diferentes bairros de Joinville, além do desfile cívico-militar no dia 7 de setembro, em frente ao Centreventos Cau Hansen. Na terça-feira (4/9), o primeiro evento do dia  foi às 9 horas, na rua Guaíra, bairro Iririú, com a participação de escolas e entidades que somaram  mais de 2 mil pessoas. Na quinta-feira (6/9), o desfile aconteceu na rua Albano Schmidt, com um grande número de participantes e a comunidade que prestigiou este evento.

A professora Débora Cristina dos Santos de Siqueira, de Ensino Religioso nos brindou com uma bela poesia  de sua autoria  com o título  BRASIL, confira :



BRASIL

Com “B” eu digo bondade, beleza, beldade, bravura ou porque não batatas e bananas, afinal são coisas bacanas! Frutos do solo sagrado do corpo suado, trabalho dobrado do homem cansado.

Com “R”, razão, risos, riachos, rios e relatos, recados de meninos ralados, raposas e ratos. São esses os retratos do...Brasil encantado.

Com “A” eu falo de amo
r, de amizade, de ajuda aos animais, de alimentos saudáveis, de alfabetização para a população, de aumento de salário, de um Brasil solidário e de muito trabalho, para o bom operário e para o empresário.

O “S” fala de saudades que vão e que vem, saúde precária, salários injustos, sapatos furados, sandálias rasgadas, sábados festivos, saladas à mesa, muitos salgados e também sobremesas. Mas eu falo de sabedoria, do Sol que contagia, de sopas gostosas, de sábias palavras, de samba de roda.
No Brasil soberano, adultos sarados e crianças sadias. Será Utopia?

“I” de igualdade, de muitas igrejas, ilhas desertas de ilustres belezas, de fortes cantigas em volta da mesa. Imaginação de um coração, de um futuro irado.
Índios valentes em ocas perfeitas.
Isso é o meu Brasil, inspiração perfeita do criador.

O “L” eu grito luta, labuta, leitura, lição. Lembro das lagoas e lagos, dos lobos largados, que em noite de lua, entoam canção.
A... liberdade, livres para voar, pensar, cantar e rezar, lindo é o meu país. Luzes acesas, de esperanças perfeitas para esta nação. Loucura? Não! Loucos de amor, sonhos e dor de um povo valente, que luta contente, por um Brasil provedor!


Parabéns Prof Débora !!!

Agradecemos a todos os alunos  e professores que se esforçaram para o êxito deste desfile.


Agora confira imagens :