Os
projetos se dão na sala a partir da necessidade de construir algo de interesse
do aluno como temos alunos maiores que frequentam esta sala, a Professora
Silmara, fez uma enquete sobre os interesses de cada um, sobre o que cada
criança gostaria de ser, de fazer, e dentro das perspectivas de cada criança
fizeram suas escolhas para fazermos oficinas de:
Bijouteria
Móveis
de caixinhas de papel ( casinha para bonecas)
Roupas
de Boneca Barbi
Trabalhar
projetos é estimulante por gerar um produto final, não para consumo, mas para
confirmar experienciando o aprendizado, além disso é uma excelente ferramenta
para a alfabetização, visto que trabalha as funções mentais superiores:
Percepção, memória, (sequência, associação fenomenos mentais indispensáveis
para organizar-se), linguagem, e
pensamento abstrato (compreensão e interpretação).
Trabalhamos também raciocínio
lógico, e calculos para as peças terem
simetria e simulação de custos se caso fossem comercializar o produto.
O aluno com projeto de fotos é o
Marcelo do 6º ano B, de Bijouteria é Tamiris do 6º ano A e Laís do 6º ano da
Escola Laura Andrade.
Do projeto de confecção participam:
Thalia M do 3ºC ano da profªLeonir, e Estéfani do 4º ano"D" da Profª
Iraci, e ainda Danielly do 2º ano"C" da profª Jucemara.
Móveis para casinha, quem fez foi
Thalia E do 2º ano "D" da profª Kátia.
O
primeiro passo após a aprendizagem de fazer o objeto é fazer um texto
descrevendo o que fez, e como fez o trabalho, e qual foi a sensação de produzir
algo.
O segundo passo é a sequenciação de
operações ou ações, o material necessário,
esse passo é muito importante pois resgata os passos de cada peça
construída e remonta a sequência necessária envolvendo lógica, pois não podemos
inverter esses procedimentos para que a peça tenha uma qualidade, ensinar que
não pretendemos produzir quantidade e sim qualidade, pessoas que sabem fazer
são criativas, nosso intuito é desenvolver de forma prazeirosa e trabalhar os
conceitos de tudo, com isso temos que nos apropriar de palavras novas
específicas de cada projeto a ser desenvolvido.
Por
exemplo: No projeto de confecção surgiram palavras modelagem, palavras como
cabeça de manga, larguras de quadril, gancho frente e costa...só para ilustrar
a riqueza e o prazer de se trabalhar inovando e saindo do tradicional dando
sentido, aos conceitos aprendidos em sala como medidas de centímetros, calculos
de dobro, dobrar ao meio, que estão intrinsicos no projeto. São medidas mais
que, suficientes para podermos nos orgulhar de nossos alunos empenhados em
demonstrar que querem que a aprendizagem tenha um sentido para suas vidas!
Para finalizar teremos um Manual
para se deliciar e matar a saudade sempre que necessário, por isso crianças não
faltem para podermos apresentar logo seus feitos seus colegas irão adorar!
Outros
alunos aprendem a melhorar sua performace na informática abrindo pastas de
excel e word, sabendo o que é necessário para a apresentação de currículo,
trabalhos e organização de conteúdos.
Outros reforçam sua leitura através
do sitema Audacy, que grava a leitura permitindo a auto análise, no que precisa
melhorar, altura da voz, pontuação, pronúncia.
Nesta sala, também são desenvolvidos
os recursos de baixa tecnologia (jogos e atividades lúdicas) para se usar na
SRM , e alta tecnologia (comunicação alternativa aumentativa) para estimular o
desenvolvimento de novas palavras ou até a criança poder se comunicar quando
tem ausência de fala, mas este sistema também proporciona a construção de jogos
por ser rico em imagens.
Para o próximo bimestre vamos
desenvolver outros interesses, como:
Produção
de jogos para sala de aula
Petwork - Carteiras e portas níqueis.
Sempre que um profº necessitar
desenvolver uma atividade adaptada para sala de aula, este poderá em parceria
com profª da SRM desenvolver alguma atividade, como não se podemos dominar
todos os conhecimentos, o profº de sala poderá trabalhar em parceria
com o profº de sala de recursos SRM, pois, cada professor é responsável por seu planejamento,
podemos construir a partir da idéia do professor de sala de acordo com seu
conteúdo.
Caro colega da escola conte com o
atendimento especializado para sugestões de adaptações de recursos pedagógico,
posso não dominar seu conteúdo, mas dê o conteúdo que o recurso posso produzir
até que tenha segurança de fazê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário