30.5.12

Projetos em Andamento da SRM(Sala de Recursos Multifuncionais)


Os projetos se dão na sala a partir da necessidade de construir algo de interesse do aluno como temos alunos maiores que frequentam esta sala, a Professora Silmara, fez uma enquete sobre os interesses de cada um, sobre o que cada criança gostaria de ser, de fazer, e dentro das perspectivas de cada criança fizeram suas escolhas para fazermos oficinas de:
Fotos
Bijouteria
Móveis de caixinhas de papel ( casinha para bonecas)   
Roupas de Boneca Barbi
Trabalhar projetos é estimulante por gerar um produto final, não para consumo, mas para confirmar experienciando o aprendizado, além disso é uma excelente ferramenta para a alfabetização, visto que trabalha as funções mentais superiores: Percepção, memória, (sequência, associação fenomenos mentais indispensáveis para organizar-se), linguagem,  e pensamento abstrato (compreensão e interpretação).
            Trabalhamos também raciocínio lógico, e  calculos para as peças terem simetria e simulação de custos se caso fossem comercializar o produto.
            O aluno com projeto de fotos é o Marcelo do 6º ano B, de Bijouteria é Tamiris do 6º ano A e Laís do 6º ano da Escola Laura Andrade.
            Do projeto de confecção participam: Thalia M do 3ºC ano da profªLeonir, e Estéfani do 4º ano"D" da Profª Iraci, e ainda Danielly do 2º ano"C" da profª Jucemara.
            Móveis para casinha, quem fez foi Thalia E do 2º ano "D" da profª Kátia.
O primeiro passo após a aprendizagem de fazer o objeto é fazer um texto descrevendo o que fez, e como fez o trabalho, e qual foi a sensação de produzir algo. 
            O segundo passo é a sequenciação de operações ou ações, o material necessário,  esse passo é muito importante pois resgata os passos de cada peça construída e remonta a sequência necessária envolvendo lógica, pois não podemos inverter esses procedimentos para que a peça tenha uma qualidade, ensinar que não pretendemos produzir quantidade e sim qualidade, pessoas que sabem fazer são criativas, nosso intuito é desenvolver de forma prazeirosa e trabalhar os conceitos de tudo, com isso temos que nos apropriar de palavras novas específicas de cada projeto a ser desenvolvido.
Por exemplo: No projeto de confecção surgiram palavras modelagem, palavras como cabeça de manga, larguras de quadril, gancho frente e costa...só para ilustrar a riqueza e o prazer de se trabalhar inovando e saindo do tradicional dando sentido, aos conceitos aprendidos em sala como medidas de centímetros, calculos de dobro, dobrar ao meio, que estão intrinsicos no projeto. São medidas mais que, suficientes para podermos nos orgulhar de nossos alunos empenhados em demonstrar que querem que a aprendizagem tenha um sentido para suas vidas! 
Para finalizar teremos um Manual para se deliciar e matar a saudade sempre que necessário, por isso crianças não faltem para podermos apresentar logo seus feitos seus colegas irão adorar!
Outros alunos aprendem a melhorar sua performace na informática abrindo pastas de excel e word, sabendo o que é necessário para a apresentação de currículo, trabalhos e organização de conteúdos. 
            Outros reforçam sua leitura através do sitema Audacy, que grava a leitura permitindo a auto análise, no que precisa melhorar, altura da voz, pontuação, pronúncia. 
            Nesta sala, também são desenvolvidos os recursos de baixa tecnologia (jogos e atividades lúdicas) para se usar na SRM , e alta tecnologia (comunicação alternativa aumentativa) para estimular o desenvolvimento de novas palavras ou até a criança poder se comunicar quando tem ausência de fala, mas este sistema também proporciona a construção de jogos por ser rico em imagens. 
            Para o próximo bimestre vamos desenvolver outros interesses, como:
Produção de jogos para sala de aula
Petwork - Carteiras  e portas níqueis. 
            Sempre que um profº necessitar desenvolver uma atividade adaptada para sala de aula, este poderá em parceria com profª da SRM desenvolver alguma atividade, como não se podemos dominar todos os conhecimentos, o profº de sala poderá trabalhar  em parceria  com o profº de sala de recursos SRM, pois, cada  professor é responsável por seu planejamento, podemos construir a partir da idéia do professor de sala de acordo com seu conteúdo.
            Caro colega da escola conte com o atendimento especializado para sugestões de adaptações de recursos pedagógico, posso não dominar seu conteúdo, mas dê o conteúdo que o recurso posso produzir até que tenha segurança de fazê-lo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário