12.8.13

Poesia no ar...

Poemas do 6º ano C
Professora  Língua Portuguesa
Iracilde  Rosane  da Rocha

Objetivos

Reconhecer o verso e a estrofe;
Utilizar a rima como processo da elaboração textual;
Relacionar fatos pessoais na poesia;
Produzir uma poesia sobre sua família, amigos, seu dia a dia, enfim, pessoal e sua família no dia a dia.

Estratégias
Leitura de várias poesias pessoais e/ou bibliográfica;
Exercícios para identificar os elementos da poesia, rima, verso, estrofe.

Poesias de alunos


Vida, família, dia a dia
Bruna da Silva


A minha vida, no meu dia a dia
Não se resume em casa, escola, casa.
Também tenho minha família
Que é muito querida.
  

De manhã, quando acordo
Estou sozinha.

Com o bilhete da mamãe eu concordo
Que diz para arrumar a cozinha.

Depois do almoço
Vou me arrumar.
Antes de sair,
Dá tempo de fazer um esforço
De um desenho pintar.

Chega o fim de semana,
Tenho tempo de descansar
E com minha família inteira ficar.
Quando escurece domingo,
Volta tudo ao seu lugar.



Minha vida
Maria Clara
Meu nome é Maria Clara,
Tenho 10 anos.
Gosto muito de assistir vídeo no computador.
Minha mãe acha isso um horror!

Depois que eu canso de ver vídeo,
Vou para o facebook,
Conversar com meus amigos.
Minha mãe acha isso um perigo!

Gosto muito de passear,
Como escoteiro, vou acampar;
No Beto Carreiro,
Fui me aventurar.

Em casa ajudo minha mãe.
Arrumo meu quarto.
Organizo a cozinha.
Minha mãe acha isso uma gracinha!


 











Família
Gabriela Uchôa

São quatro pessoas
De vários tamanhos.
A pior hora de casa,
É hora de tomar banho.

De manhã quando acordamos,
É meio enrolado.
Na hora de escovar os dentes,
A discussão rola quente.
                                                                      
Todos querem ter preferência.
De manhã no banheiro
Para entrar primeiro.
É o maior desespero!

Mas a mamãe logo se estressa
E ordem vai colocar.
Cada um tem sua vez
Para o banheiro usar.

Na hora do café,
Olha só eu nem te conto!
Cada um tem seu assento.
Ás vezes é um tormento!

Na hora do almoço
Só santo para aguentar.
Eles contam o que comem
Pra ninguém mais ficar.

Mesmo com todos esses negócios
A minha família é unida.
Todos nós nos queremos bem.
Essa é a nossa vida!




 
Minha professora
Gabriela Uchôa

Minha professora é...
Bonita e inteligente!
Sabe nos instruir.
Seu ensino é suficiente!

Às vezes se torna severa
Com o aluno que mente.
Ela sabe o que faz 
Para torna-lo obediente!

Ela é como uma rosa...
Linda e perfumada.
Seu nome é Iracilde.
Sem ela não seria nada!





Simplicidade e sinceridade

O olhar de uma criança ensina
A ter esperança e a entender
Que para ser feliz basta ser simples
E ser mais sincero consigo mesmo.

Juntar as mãos em trabalho fraterno,
Fazer do bem, compromisso eterno.
Vencer em nós, a fraqueza
E deixar brotar o amor. Que beleza!

Se não há paz,
Que venha da caridade então.
Se não há ofensa,
Que seja vencida o perdao!

Se há só o mal,
Que o bem reine sobre tal escuridão.
Se há dor,
Que o consolo venha da fé e da razão!


Eu sou criança
Cibelly Stein de Souza


Criança que sorri
Que com teus gestos me espanta,
Com tua simplicidade!

Tu criança me encanta
És flor em todos os lares,
És amor em todos os lugares!

Tens o sorriso ambulante
E a alegria constante.
Teu choro me entristece.

Teu sorriso me envaidece
Queria volta a ser criança
Se um dia eu pudesse.



 











Rafaela
Rafaela J. de Moura

Nesta pequena poesia
Vou dizer como tudo aconteceu.
Em um dia de desastres e tragédias,
Um pequeno bebê nasceu!

Foi nomeado Rafaela,
Pelo seu avô materno.
Desde lá decidiram
Que seria amor eterno!

Foi crescendo, crescendo...
E uma grande menina se tornou!
Com seu amor e carinho
A todos conquistou!

Sendo humilde e persistente,
Ela agrada muita gente.
Seus amigos e familiares presentes
Tornam seu mundo diferente!
















Minha vida
Rafael Andrei Schmitz

Nasci em 3 de novembro,
O ano era 2001.
Eu era pequeno e nem me lembro,
Mas no mundo eu era só mais um!

Estudei no Jardim Sementinha
E agora no Padre Valente.
Minha família me incentiva a estudar
E vou para a escola alegre e contente!

Por todo o meu esforço,
Quero ser valorizado!
Também tenho os meus sonhos
Para serem realizados!

Agradeço a Deus pela minha família
E pelos amigos que fiz ao longo da vida.
Peço ao Pai que me ilumine e abençoe
Todos àqueles que estão na minha torcida!


 






  



Minha vida
Asaph F. Borba

Eu nasci!
Nasci para viver!
Nasci para brincar!
Nasci para crescer!

Eu caio.
Eu grito.
De esperança
Eu sou rico!

Eu tinha
Um amigo do coração,
Mas ganhei outro.
Meu irmão!

No meu aniversário
Convidei muita gente,
Ganhando muito...
Muito presente!

Eu não sou mais criança!
Eu cresci!
Agora eu vou adiante!
Para ser feliz!

 








  


Minha vida
Pedro Henrique de Oliveira

Sou um menino muito amado
Pela minha mãe, meu pai e meu irmão.
Tâo bom viver o dia a dia.
A vida não cansa.

Desejo que você não tenha medo da vida,
Mas sim de vivê-la.
Pois sem nossa vida
Não temos alegria no dia a dia.

Que eu sempre tenha vontade de viver.
Mesmo que eu saiba que a vida
Tem muitos momentos ruins.
Uma lição que é muito difícil de ser aprendida!


 







  



Minha vida
Djonathan Felipe Pacheco

Sou um adolescente.
Gosto de jogar bola.
Sou meio ruim ao estudar,
Mas tiro boas notas.

Sou filho caçula
Mas tenho mais três irmãos
Pra me incomodar.

Sou criança e já sou tio.
Eu e minha sobrinha gostamos
De andar a cavalo no sítio.

Quando eu chego da escola
Minha vida muda.
Jogo o meu material pra cima
E corro pra rua!





 
















Minha vida
Fábio Michels

Minha vida é boa!
Como um passarinho que voa.

Eu gosto de trabalhar,
Mas gosto mesmo é de desenhar.

Eu gosto de matemática,
Mas inglês, me mata!

Esta é minha vida
Vida que brilha.

Minha família eu gosto.
Fico até olhando as fotos.

Ajudo meus pais.
Limpo a casa e muito mais!



 




A minha história
João Vitor Gomes


A minha vida é bem corrida.
Já foi bem comprometida,
Mas nunca atrevida!
O que eu gosto da minha vida...?
É de ela ser agradecida!!!
O meu dia a dia,
Com companhia,
Meu pai, mãe e irmão,
Também tem alegria,
Por isso faço poesia!
A minha família
É como um beija-flor.
Tem amor, tem humor.
Tem valor!
 E só tenho
A agradecer ao Senhor!






 











2 comentários: